quinta-feira, 14 de junho de 2012

Amy Lee em entrevista ao site Kurier

Em entrevista ao site alemão, Kurier, Amy fala sobre o cenário de música atual, possível trabalho solo, festival Nova Rock, redes sociais e mais. Confira:


"O metal precisa de renovação" - Amy Lee

Você tocou no Nova Rock, na semana passada - qual foi sua impressão do festival?
Eu sinceramente não esperava que a audiência seria tão boa quanto antes de nosso show, as pessoas estavam realmente animadas. Cada um de nós pensou, "Hey, que surpresa!"

Sobretudo porque vocês tinham uma concorrência muito elegante no palco principal. Tocando lá no domingo à noite, também estava o Nightwish e o Metallica
Sim, é sempre assim - estamos acostumados. Quando estamos em turnê, nós sempre subimos ao palco sem saber se as pessoas estão prontas para nós. Mas fomos muito bem recebidos - fomos achando que copos e garrafas iriam voar em nós, mas isso não aconteceu.

Foto do Evanescence no Nova Rock Festival


Criticamente considerando, este ano o line-up do Nova Rock não foi inovado. O line-up poderia muito bem vir a partir do ano 2002 - Limp Bizkit, Slayer, Nightwish já são bandas antigas . O metal ou rock precisa de uma renovação?
Sim, eu realmente acho que o metal precisa de uma renovada. O problema é que naquele tempo o metal ainda era tocado na rádio. Mas agora você não pode mais ouvir tanto as músicas por aí, ao menos que vá em um show deles. Nas rádios agora só tocam Nicki Minaj e Lady Gaga. Eu acho que a maioria das músicas pesadas eram famosos porque eles foram tocadas. Heavy Metal na verdade era tradicional..Quero dizer, na medida em que o rock and roll foi crescendo, estávamos acompanhando . Nós somos o publico - as rádios poderiam entender isso. O metal está um pouco underground. Mas não porque não há fãs. Você pode vê-los em grandes festivais: No Rock Am Ring estiverem 85 mil pessoas, por dia.

Isto também reflete no número de vendas, é claro. O novo álbum ("Evanescence", lançado em outubro de 2011), ficou como o número 1 de vendas nos EUA, já vendeu muito na Europa também, mas não tão bem quanto os dois anteriores. Você acha que até mesmo o gosto musical das pessoas na Europa, mudou?
Eu não acho que o mundo inteiro mudou, apenas a mídia agora é diferente, tocam músicas diferentes. Quanto à música, há certamente algo novo, alguns sons novos que eu amo. Agora mais do que nunca em primeiro plano é a situação econômica. As gravadoras querem gastar mais dinheiro com novas idéias. Você simplesmente não precisa mais ter experiencia, é só colocar músicas nas rádios, com a certeza de que farão sucesso. Isso vai mudar, mas não até alguém fazer a diferença.

E na sua opinião, uma banda de rock ou metal atual, poderia fazer a diferença, e o que você recomendaria?
Então, a minha banda favorita de rock pesado, é Deftones. Seu álbum (Diamond Eyes) não é de agora, já tem dois anos, mas eu ainda escuto. Feito pelo Nick ( Nick Raskulinecz), que também produziu nosso novo álbum.

No momento, o Evanescence está em turnê por toda a Europa. Como vocês compreendem um ao outro?
Fazer este álbum realmente foi uma experiência nova para mim. Nós todos já sabíamos - mas trabalhamos juntos nas músicas, pela primeira vez - o que tem muito a ver com confiança. Cada um tinha as suas ideias. Até então, eu escrevia a maior parte das músicas, sozinha, desta vez cada um deu sua parte - e o resultado foi muito bom. É um sentimento bom - mas foi também um desafio para mim porque eu tinha que confiar nas pessoas. Você se torna vulnerável quando chega com ideias que podem não gostar.

Se você não tiver o controle completo?
Sim. (risos)

Você de alguma forma tem realmente planos para um álbum solo e talvez até mesmo uma idéia que pode soar como isso?
Ainda tenho nada de concreto planejado, mas eu acho que é muito provável, simplesmente porque um monte de músicas e algumas idéias que eu tenho não se encaixam com o Evanescence. Quer dizer, eu sempre tive uma grande variedade na música e acho que estou sempre com fome de mudança. Na verdade, você pode ver isso em nossos álbuns - que mudaram ao longo dos anos. Com os novos aspectos musicais e emocionais. Também posso imaginar fazer algo completamente diferente, mas não tenho idéia de como  poderia funcionar..Quando em turnê, eu estou completamente em modo de apresentação, só quando voltamos ao descanso posso respirar profundamente e me inspirar novamente.

Como você tem fama desde 2003, o Facebook não foi um problema. Enquanto isso, lá você tem quase 15 milhões de fãs que postam fotos, e acompanham a turnê. O Facebook e as demais redes sociais mudaram o relacionamento entre fãs e artistas?
Acho Facebook excelente. Enquanto eu não tenho perfil pessoal, uso apenas para negócios, ou seja, o Evanescence. Então eu não tenho amigos ou ex-namorados que vêm atrás de mim. (risos) - mas para banda é realmente útil, porque as pessoas mais do que tudo estão querendo conhecê-la. Isso pode ser muito assustador, mas por outro lado é realmente fantástico - porque você tem a oportunidade de mostrar as coisas para os fãs, que antigamente não eram possíveis. Você pode realizar coisas de forma direta sem ter que pagar para fazerem isso por você, sem censura e dizer - isso é impagável.

Então você realmente publica no perfil do Facebook do Evanescence?
Não, eu uso apenas o Twitter. (risos)


Tradução: Daisa

Nenhum comentário: